terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Roda e seus significados

Em nossa última roda, pudemos esclarecer muitas dúvidas de um grande irmão referentes à roda e seus elementos. Então hoje não irei descrever os acontecimentos da noite, mas sim ilustrar e explicar algumas coisas que já aprendi ao longo do tempo nesta nossa caminhada. Ressalto que as palavras são a minha visão atual sobre a roda e nada é imutável. Acredito que para cada pessoa, os elementos da roda e tudo a sua volta tenha um valor, um significado escrevo apenas a minha.

A Roda de 9 Pedras

Sinceramente não me lembrava, ao certo sobre o significado das 9 pedras, porém para poder escrever sobre elas fui pesquisar sobre o significado do número 9 na numerologia e para mim, foi muito revelador e melhor ainda, era o que eu já sentia que era.

Seguem algumas características sobre o 9:

“estudioso, amor universal, construtor das grandes obras, compaixão, abnegação, realização, fé, generosidade, paciência, tolerância” / “A Numerologia abre-se com o 1, que é individual, e ela é encerrada com o 9, que é universal, o contrário de individual. As pessoas que tem 1 têm que pensar em si, as pessoas que tem 9 têm que pensar em todos, no todo.”

Com base no texto encontrado, pude entender mais ainda que o que está representado pelas pedras é o todo, o universo que sempre está em expansão, é a presença do Grande Espírito e o caminho até ele. E como sempre foi falado, dentro da roda podemos colocar tudo, pois ela já contém tudo e ela é a representação do tudo.

Elementos da roda

Como já dito antes, podemos colocar quaisquer coisas dentro da roda, porém o que sempre temos são 4 coisas: uma vela acesa, um pote com água, um incenso e uma pedra, que nada mais é do que a representação dos 4 elementos (fogo, água, ar e terra respectivamente). Eles são necessários e representam a vida de quais quer ser vivo, pois para estar vivo em nosso plano temos nosso calor, temos um corpo que é feito em sua maioria por água, temos o ar que respiramos e temos nossa massa corporal, assim também como nosso planeta, então vejo como a representação de um corpo como o nosso e até mesmo a representação do planeta terra em si.

O Cachimbo

A lenda do cachimbo indígena conta que ele foi trazido pela Mulher Búfalo Branco para os índios em uma época de muita escassez de alimentos e também uma época onde os índios tinha perdido a capacidade de se comunicar com o Grande Espírito. Através do cachimbo, o povo de pele vermelha conseguiu novamente entrar em contato com Wakan Tanka e suas terras ficaram mais férteis e o tempo ruim foi-se embora.

Outro significado do cachimbo é o equilíbrio. O encontro do masculino, com o feminino. Na parte de baixo do cachimbo temos a representação do masculino (o falo) e na parte do fornillho, o feminino (o útero) e dentro é onde ocorre a transmutação, onde o fumo (físico) é transformado em fumaça (ar e cinzas), e volta ao universo.

A Salvia Branca

Muitas vezes utilizamos algumas ervas em nossos rituais e a mais frequente é a Salvia Branca utilizada em todas as rodas para a purificação de nossos corpos (físicos ou espirituais). A fumaça e erva é abanada de baixo, para cima no corpo e na terceira vez abanamos a fumaça para trás da cabeça, onde todas as impurezas são tiradas e ficam para trás. A força de limpeza desta erva é fantástica e é uma planta com um poder muito grande.

Existem muitas outras ervas e muitas outras formas de utilizar e assim que possível farei uma explicação mais afundo das mesmas.

Esta é apenas uma pequena explicação, um grão de areia perto do oceano de grandeza da roda e palavras são apenas meras explanações do que não se pode ser explicado ou sentido com o coração dos grandes guerreiro. O sentimento e as experiências são sentidos e essas sensações são maravilhosas e inexplicáveis.

AHOW!!!