domingo, 16 de janeiro de 2011

O que é o Xamanismo?

O Xamanismo me despertou para um outro mundo, do qual eu pouco conhecia ou lembrava a alguns anos atrás. E dentro deste mundo existem muitas coisas, mas como defini-las ou até mesmo entende-las? Neste texto, estão algumas coisas que já li sobre o significado e o que realmente significa pra mim.

Este tema é encontrado em diversos livros e sites, porém os livros que mais tem significado dentro do xamanismo acredito ser todos da obra do Carlos Castaneda em que ele descreve como foi sua experiência com um índio da tribo Yaqui, Don Juan Matus. Tudo começa com o jovem Castaneda procurando maiores informações para sua tese de Phd sobre plantas enteogenas (ou vulgarmente conhecidas como alucinógenas), porém ele descobre um novo mundo que vai muito além das plantas

Don Juan, após muita insistência de Carlos, acaba lhe mostrando uma das plantas, o peiote ou também conhecido como mescalito e também lhe mostra um fumo, preparado com ervas e cogumelos.

Ao longo da jornada de Castaneda, ele descobre muito mais do que plantas e seus efeitos, mas acaba se descobrindo e despertando a si mesmo em um grau muito mais elevado, que afinal era este o intuito de Don Juan, que lhe passa todo seu conhecimento como brujo e xamã. Em outro texto aqui do blog, eu abordo sobre a ligação destas duas palavras, clique aqui para ler ou reler o texto.

Don Juan e sua tribo são do México, porém em diversas culturas, o termo xamanismo é encontrado e chegou até nos pelos índios e tribos de diversas regiões. Existem registros e até remanescentes praticantes do xamanismo na América do Norte, Brasil, Canadá, Mongólia, África, Antártica, entre outros. Cada qual tem sua particularidade, porém sua essência é a mesma e apesar de muitos acreditarem que o xamanismo tem origem indígena, ele é muito mais antigo. Povos muito mais antigos já praticavam o que hoje chamamos de xamanismo e esta talvez seja a forma de culto aos Deuses, mais antiga da raça humana.

Porém, nestes anos dessa minha caminhada dentro do xamanismo, descobri que para cada um existe um xamanismo, pois é a jornada para dentro de si mesmo e como cada um tem suas particularidades, medos, dificuldades, valores, virtudes é necessário quebrar estes conceitos, mergulhar e encontrar nosso verdadeiro EU.

Algumas pessoas precisam das plantas de poder para poder enxergar este outro mundo, algumas precisam de horas de meditação, outras precisam do contato direto com a natureza, já outras o encontram na solidão de seus quartos, outros em tribos, outros encontram com as músicas ou com histórias, até dentro de escritórios, mas acredito o que todas tem em comum é seguir o coração e ser livre de pensamento, corpo e alma.

Muitas coisas são ditas sobre o sobre o xamanismo, mas só aquilo que é sentido em todos os âmbitos da vida de cada um, é o real xamanismo e aquele que é está dentro de você e no final é o despertar para você mesmo, dentro de uma outra consciência.

AHOW IRMÃO!!!